Clube de utilidade pública desde 03 de Abril de 1984 | Medalha de Mérito Municipal | Medalha de Bons Serviços Públicos        
 
  Ginásio Clube Vilacondense  
 
Atletismo

Blog G.C.V

Contactos

Corpos Gerentes

Entrevista

Facebook

Foto da Semana

História

Links

Notícias

Patrocinadores

Proposta de sócio

Publicações

Regulamentos

Resultados

Secções

Seguros Desportivos
   
 
Receba via email todas as novidade e notícias.
   
patrocinado por:

 

História

História do Ginásio Clube Vilacondense
2008-03-04

CLUBE DE UTILIDADE PúBLICA DESDE 3 DE ABRIL DE 1984

Clube de Utilidade Pública desde 3 de Abril de 1984

Foi num Domingo, 12 de Maio, que um grupo de jovens dinâmicos fundou o Ginásio, desde então o Ginásio não parou mais. Nos dias seguintes novos sócios vão engrossando as fileiras, defendendo o branco, escolhido como cor do Clube. 

Conseguindo uma sede (emprestada), foi necessário dar-se todas as honras a tal acontecimento e não deixá-lo cair no anonimato, para isso organizou-se uma cerimónia formal, que até teve um corte de fita simbólico, pelo Presidente. A primeira grande modalidade foi sem duvida o futebol que contribuiu com as três primeiras taças para o Clube, no entanto outras modalidades iam-se praticando, de acordo com a vontade dos sócios e disponibilidades do Clube que não eram muitas.

Jogou-se Hóquei Patins; correu-se a pé e de bicicleta; praticou-se Canoagem modalidade esta que teve muito sucesso animando o Rio Ave com várias provas, e a afirmação dos atletas Ginasistas teve como consequência o importante papel do Ginásio na Formação da Federação Portuguesa de Canoagem, na qual tomam parte nos seus corpos gerentes, vários Vilacondenses; praticou-se Culturismo e Ténis de Mesa e Fundou-se a secção de Voleibol em 15 de Julho de 1966; Aparece também o Ténis, a Secção de Damas e Xadrez e o Campismo. Estas foram algumas das primeiras actividades do Ginásio. Em 1966 fazem-se os primeiros contactos com a Federação Portuguesa de Ginástica visando a filiação e a criação desta secção. Ainda nesse ano constituem-se quatro classes de ginástica com um total de 112 alunos, os resultados deste trabalho foram vistos naquele que foi o primeiro Sarau Anual de Ginástica do Ginásio Clube Vilacondense.

Mas estes jovens não se preocupavam apenas com o desporto, gastavam também as suas energias na Cultura, promovendo diversas actividades, entre os quais o Boletim Cultural intitulado "O Ginásio", que teve uma grande aceitação por parte dos "críticos", que não eram senão a imprensa local. 

Com todo este dinamismo impunha-se a legalização do Clube, ultrapassando assim a barreira que separava o Ginásio dos seus objectivos no plano desportivo, para isso efectuaram-se os primeiros contactos, com a Direcção-Geral dos Desportos, em 11 de Setembro de 1968. Em 12 de Outubro de 1968, após uma Assembleia Geral, forma-se uma comissão Organizadora composta por Sócios Maiores. Uma ano depois os frutos estão à vista, a 18 de Dezembro de 1969 um Despacho Ministerial dá o aval à oficialização do Clube.

O Ginásio estava assim definitivamente lançado para o futuro. 

Muitas das primeiras actividades extinguiram-se, mas novas apareceram mantendo o Clube no coração de todos os Vilacondenses, não há duvida que as cinco modalidades que o Clube mantém continuam a levar o nome de Vila do Conde a todo o País e estrangeiro.



Voltar

 
       
    © 2008 Ginásio Clube Vilacondense. Desenvovido pela hojenet.lda